Chegou a hora do “pulo do gato”.
O que fazer para desenvolver a AUTOCONSCIÊNCIA.
Autoconsciência: entender como eu me sinto e os efeitos das minhas emoções na minha performance e no meu comportamento.
Baseado no livro Inteligência Emocional 2.0 de Travis Bradberry e Jean Greaves, seguem 7 dicas para desenvolvê-la:
1- Identifique onde a emoção fala no seu corpo: para alguns o coração dispara, outros a boca fica seca, a respiração ofegante os ombros enrijecidos, o estômago contraído. O importante é você identificar em você onde a emoção fala.
2- Nomeie sua emoção: o que estou sentido? Raiva? Medo? Tristeza, Alegria? Amor?
3- Pare de rotular suas emoções como boas ou ruins. Quando você se permite sentir a emoção a fundo você descobre a causa da emoção.
4- Enfrente seu desconforto. O maior obstáculo ao desenvolvimento da autoconsciência é a tendência de evitar o desconforto de se ver como você realmente é. "É preciso atravessar a lama."
5- Descubra os seus “gatilhos”, o que ou quem provoca em você determinada emoção. Entender as razões pelas quais você se irrita, fica triste com certas pessoas e situações abre as portas para a possibilidade de gerenciar suas reações a esses gatilhos. Mas isso já é um outro Post. Por enquanto, anote as suas fontes de irritação, frustração, tristeza, medo.
6- Pare e pergunte: por que faz as coisas que faz? Dar uma parada aqui e acolá ao longo do dia para um rápido check-up lhe permitirá conhecer seu estado de espírito antes de deixar que ele defina os rumos de toda a sua vida.
7- Anote suas emoções num diário. Você pode registrar os eventos que desencadearam emoções fortes em você e como você reagiu. Em apenas um mês você já vai começar ver seus padrões.
Não perca as próximas publicações sobre as demais Dimensões.
Comments