top of page

Como desenvolver a Consciência Social

Atualizado: 8 de ago. de 2023



E agora chegou a vez de olhar para o outro. Bora lá desenvolver nossa Consciência Social?



Consciência Social: capacidade de empatia e de reconhecer a emoção do outro. Habilidade de entrosamento com pessoas e ambientes diversos. Habilidade de entender o funcionamento do ambiente e da cultura.


Baseado no livro Inteligência Emocional 2.0 de Travis Bradberry e Jean Greaves, seguem 7 dicas para desenvolvê-la:


1. Quem é este outro? É fundamental demonstrar um interesse genuíno pelas pessoas com que se relaciona e buscar conhecê-las. A forma mais eficaz de conhecer o outro é numa conversa informal e franca. Falar de você, sua história de vida, suas conquistas, mas também seus medos e inquietações e buscar conhecer a história do outro, seus sonhos, interesses, conquistas, aspirações, seus medos, ... Aqui a vulnerabilidade tem um lugar importante


2. Saber diferenciar a Intenção do Impacto. Numa comunicação nossas suposições sobre intenções frequentemente estão erradas. As intenções das outras pessoas existem apenas em suas mentes e em seus corações. Deduzimos as intenções do outro com base no impacto de suas ações sobre nós.

Dissociando impacto de intenção: a única forma de fazer esta dissociação é através do diálogo.


3. Observe a linguagem Corporal. Comece pelos olhos. Os olhos expressam mais do que qualquer outra parte do nosso corpo. Os ombros estão relaxados? Braços, mãos, pernas, pés estão em repouso ou agitados?

Quando você se sintonizar com a linguagem corporal, ouvirá as mensagens do corpo em alto e bom som.


4. Arrume a bagunça. Para ser socialmente consciente você deve estar presente e se livrar das distrações, especialmente aquelas dentro da sua cabeça. Ficamos tão ocupados com estas conversas internas que nos distraímos do mundo exterior, o que inibe nossa consciência social. Um cuidado especial: evite planejar a resposta enquanto o interlocutor ainda está falando.


5. Viva o momento presente: lembre que planejar o futuro e refletir sobre o passado têm sua utilidade, mas passar o dia inteiro fazendo isso afeta o que está bem a sua frente. A consciência social requer que você viva o momento presente para ser capaz de notar o que se passa com o outro neste exato momento.


6. Pratique a arte de ouvir. Ouvir não envolve apenas escutar as palavras, mas também interpretar o tom, a velocidade e volume da voz de quem fala. O que está sendo dito? Que mensagens se escondem nas entrelinhas? Pergunte para entender.


7. Conheça as regras do jogo da cultura. A consciência social vai além de identificar os sinais emocionais dos outros. Você também precisa aprender a ler como as coisas são feitas na cultura da empresa. O nosso mundo é uma mistura de culturas muito diferentes. Essas culturas interagem, convivem e fazem negócios umas com as outras seguindo regras bem específicas. Precisamos aprender a nos tornar emocionalmente inteligentes em diferentes culturas





15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page