Bora desenvolver o autogerenciamento?
Autogerenciamento: capacidade de direcionar os meus recursos internos para gerenciar minhas emoções. Capacidade de manter a calma e o raciocínio claro para superar desafios e situações de estresse.
Baseado no livro Inteligência Emocional 2.0 de Travis Bradberry e Jean Greaves, seguem 6 dicas para desenvolvê-la:
1. É o famoso PRE: Pare/Respire; Reflita; Escolha
Comece por “Segurar” o impulso: o primeiro e mais importante passo é PARAR. Deixe de reagir por um instante. Esse momento é conhecido como pausa sagrada.
Em seguida, é RESPIRAR. Respirar de forma consciente e profunda (a respiração acontece na região do umbigo) . Faça, pelo menos, três respirações profundas.
Depois é REFLETIR. O que está me gerando esta emoção? O que quero com esta situação?
E finalmente é ESCOLHER. Pense em como pode reagir à situação de modo que o resultado seja positivo.
2. Faça uma lista “EMOÇÃO Versus RAZÃO" sempre que você perceber que o lado emocional e o lado racional estão travando uma batalha na sua mente, é interessante fazer uma lista para separar os argumentos racionais dos emocionais. De um lado de uma folha escreva o que as emoções estão pedindo para fazer, no outro lado, o que sua razão está dizendo.
Tente, agora, responder a duas importantes questões: em que ponto suas emoções estão causando confusão e prejudicando sua capacidade de tomar boas decisões e em que pontos sua razão está ignorando alertas importantes.
3. Conte até DEZ. Quando você sentir que está vivendo uma emoção, faça uma pausa respirando fundo e pensando no número 1, enquanto expira. Continue respirando e contando até chegar ao número 10. Este ato de respirar e contar, relaxa e o impede de agir sem pensar, dando tempo para você se recuperar e desenvolver uma perspectiva mais clara e racional da situação.
4. Assuma o controle de seu diálogo interno: pesquisas trazem que uma pessoa tem em média cerca de 50 mil pensamentos por dia. Existe uma estreita relação entre o que você pensa e o modo como você se sente, tanto física quanto emocionalmente.
Os pensamentos são o principal meio de regular o nosso fluxo emocional. O que você se permite pensar pode agitar as emoções ou acalmá-las. Ao aprender a gerir seus diálogos internos, você se mantém focado no aqui e agora.
5. Concentre-se nas suas liberdades e não nas suas limitações. A ESCOLHA é sempre sua. Você deve se responsabilizar por aquilo que pode controlar e se concentrar em permanecer flexível e com a cabeça aberta.
6. Recarregue as baterias mentais e incorpore esse hábito no seu dia a dia: se você quiser fazer um bom autogerenciamento das suas emoções, precisa dar uma força para sua mente, e, surpreendentemente, muito disso se resume ao modo como você trata o seu corpo. Quando você tira um tempo do seu dia para se exercitar e manter seu corpo saudável, sua mente tem como descansar.
É importante também trazer para sua agenda atividades prazerosas para você: Ioga, massagem, jardinagem, dança, andar de bicicleta.... Estas atividades liberam no seu cérebro substâncias químicas como a serotonina e endorfina que recarregam as baterias de sua mente.