Agora, tudo junto e misturado. É hora de usar todas as dimensões juntas que apresentamos nos posts anteriores.
Gerenciamento Social: Capacidade de criar conexões abertas e positivas e alcançar o
melhor coletivo. Habilidade de inspirar e envolver as pessoas ao seu redor.
Baseado no livro Inteligência Emocional 2.0 de Travis Bradberry e Jean Greaves, seguem 8 dicas para desenvolvê-la:
1- Mantenha-se aberto e curioso: Firmar, cultivar e manter relacionamentos fazem parte do seu trabalho. Manter-se aberto significa falar sobre si mesmo com os outros. Você também precisa se interessar pela história do outro. Quanto mais você demonstrar interesse e aprender sobre os outros maiores são as chances de satisfazer as necessidades deles.
2- Evite enviar sinais confusos: A conta não fecha quando as palavras não correspondem à expressão do corpo. As pessoas confiam mais no que veem, do que no que ouvem. Para resolver o problema de sinais confusos, use suas habilidades da autoconsciência para identificar suas emoções e aplique suas habilidades de autogerenciamento para gerenciar suas emoções.
3- Saiba aceitar as críticas. Quando você recebe um feedback ganha um valioso presente. Mobilize suas habilidades de consciência social para realmente ouvir o que está sendo dito. Faça perguntas para esclarecer dúvidas e peça exemplos para ajudá-lo a entender melhor o ponto de vista da pessoa.
4- Cultive a Confiança. “A confiança é um recurso peculiar. Ela aumenta em vez de ser exaurida pelo uso” - Autor desconhecido.
Como cultivar a confiança? comunicação aberta, palavras, ações e comportamentos coerentes ao longo do tempo.
5- Tenha uma política de portas abertas. Acesso é uma palavra importante que resume o conceito de postas abertas. É a permissão para que todos os colaboradores conversem com colegas de qualquer nível na hierarquia, promovendo a comunicação aberta, por meio de um acesso direto e fácil.
6- Se você se importa com o outro, demonstre isso. Você está cercado de pessoas que fazem um excelente trabalho todos os dias. Quando você se importa, demonstre. Um cartão, um elogio em público..., você vai encontrar a melhor forma.
7- Dê um feedback direto e construtivo usando todas as dimensões da inteligência emocional:
· Autoconsciência: identifique as suas emoções ao dar o feedback.
· Autogerenciamento: gerencie as suas emoções.
· Consciência social: foque no seu objetivo de ajudar o outro.
· Gerenciamento social: liderança é inspirar o outro.
8- Não fuja das conversas difíceis que são inevitáveis. As habilidades de inteligência emocional não fazem essas conversas desaparecerem, mas podem facilitar estas conversas sem destruir o relacionamento.
· Comece com um acordo. Entender o ponto de vista envolvidos na conversa.
· Demonstre interesse em entender o lado do outro. Faça perguntas.
· Resista à tentação de planejar uma resposta ao que está sendo dito, pois aí você para de ouvir.
· Ajude a pessoa a entender o seu ponto de vista.
· Combine os próximos passos.
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