top of page

Inquietações: caminhos para lidar com elas


Quem nunca vivenciou esta sensação? O estômago embrulhado, o coração palpitando... Sentir que falta alguma coisa que não se sabe o que é... Ou, ter tudo o que planejou para sua vida e, mesmo assim, não estar feliz... Vamos chamar isso de inquietação.


Seres humanos são, naturalmente, inquietos pois, afinal, a vida é dinâmica e nos confronta todo tempo com mudanças, não é? E toda mudança traz um desconforto, mesmo que inicial. E, muitas vezes, enfrentar um problema nos faz mudar e nos desenvolver muito.


A questão é como pensamos e lidamos com nossas inquietações

Uns se angustiam, sentem-se ansiosos. Já outros as veem como um desafio. A resposta de uns é diferente da de outros. Uns, reagem com paralisia, negação, fuga. Outros, buscam novas descobertas, novos caminhos mesmo que desconhecido e incertos.

De onde vem a inquietação?

Simplificando, nossa inquietude pode vir de uma fonte externa provocada por uma circunstância nova. Quando é externa, o primeiro passo está dado porque já identifiquei a causa. A interna, muitas vezes, ainda não percebi a causa. Mas, tanto para as internas quanto para as externas, precisamos estar dispostos e ter coragem para viver e confrontar a nova circunstância.

Como seguir a pista da inquietação?

O primeiro passo é o mergulho para dentro de nós mesmos - autoconhecimento. Conhecer-se em profundidade, sem subterfúgios, saber quem eu sou, o que faz sentido para mim, o que é realmente importante, o que busco, para que eu existo? E, aí é necessário estar disposto a se fazer perguntas, nem sempre fáceis. Muito menos, confortáveis... E para isso, muitos caminhos são possíveis...

Diversos caminhos

Existem vários: pode-se buscar diferentes linhas de psicoterapias ou mesmo variadas formas de autoajuda. Mas, como coaches, queremos falar do caminho que conhecemos e que temos visto funcionar em nossa prática: o processo de coaching.

O caminho do processo de coaching

Porque o coaching funciona? Porque ele maximiza o potencial de cada um, permite um mergulho em si mesmo para se chegar a sua melhor versão. Ajuda as pessoas a se conhecerem e romperem algumas barreiras externas e internas (que elas mesmas se impõem, como a crença de que não é capaz – soa familiar?).

O coaching põe luz no problema, ajuda a entender as causas e apoia a construção de alternativas. Vai na direção de uma escolha consciente, buscando algo que vai fazer a pessoa mais feliz.


Veja (ou reveja) como o coaching funciona na prática no nosso texto Coaching: o processo que maximiza o potencial de cada um.


Quer saber mais sobre nós? Clique: Quem faz a LLUM.


Confira também o depoimento de alguns coachees sobre seu processo de coaching: Coaching - Modo de usar.

Não perca esta oportunidade! Inicie hoje mesmo seu processo de autoconhecimento. Saiba mais: Mergulho na Inteligência Emocional.


35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page