Você sabia que o conceito e essência da Inteligência Emocional (IE) são conquistas recentes na história da psicologia?
Foi em 1985 que o termo “inteligência emocional” apareceu pela primeira vez na tese de doutorado de Wayne Payne, intitulada Um Estudo da Emoção: desenvolvendo Inteligência Emocional. Dez anos depois, em 1995, o psicólogo e jornalista norte-americano Daniel Goleman popularizou os conceitos de IE com o seu livro Emotional Intelligence, que alcançou mais de 5 milhões de cópias vendidas (no Brasil: Inteligência Emocional: a Teoria Revolucionária que redefine o que é ser Inteligente – Editora Objetiva)
Mas afinal o que é Inteligência Emocional (IE)?
Podemos dizer que é uma forma diferente de definir o que é inteligência, que além dos aspectos cognitivos – como capacidade de solucionar problemas complexos, realizar cálculos, memória e outros -, considera os aspectos relacionais e sociais – eu comigo mesmo e eu com os outros.
A Inteligência Emocional pode ser subdivida em quatro dimensões:
· Autoconsciência: entender como eu me sinto e os efeitos das minhas emoções na minha performance e no meu comportamento.
· Autogerenciamento: capacidade de direcionar os meus recursos internos para gerenciar minhas emoções. Capacidade de manter a calma e o raciocínio claro para superar desafios e situações de estresse.
· Consciência social: capacidade de empatia e de reconhecer as emoções do outro. Habilidade de entrosamento com pessoas e ambientes diversos. Habilidade de entender o funcionamento do ambiente e da cultura.
· Gerenciamento Social: capacidade de criar conexões abertas e positivas e alcançar o melhor resultado coletivo. Habilidade de inspirar e envolver as pessoas ao seu redor.
Por que se fala tanto em inteligência emocional atualmente?
IE é um conceito que vem mexendo com nossas cabeças há algum tempo. Mas, por que será que este tema retornou com tanta força hoje em dia?
A mais óbvia razão está aqui: praticamente, qualquer coisa que tenha uma ação repetitiva pode ser automatizada. Já virou lugar comum afirmar que as máquinas inteligentes (IA – Inteligência Artificial) estão por toda parte, desde na mais modesta compra pela internet, nas complexas operações bancárias, nas pesquisas de opiniões e até nas definições de ações políticas.
Quer gostemos ou não desta realidade, ela nos captura e nos envolve mais do que nunca. Estarão os seres humanos condenados a serem meros fantoches nas mãos da IA? Nós acreditamos fortemente que não. Nossa humanidade – ou como se diz hoje em dia, nossas soft skills – é que tem feito o avanço dos seres humanos ao longo de nossa trajetória. Até para criar as inovações que, ao longo dos séculos têm melhorado e modificado nossas rotinas, desde que descemos das árvores e trilhamos o caminho do Homo Sapiens (a propósito, recomendamos novamente Uma breve História da Humanidade, de Yuval N. Harari - Editora L&PM).
Nossa “humanidade” tem gerido este mundo complexo e inesperado que vivemos hoje e que se insinua no futuro. Aliás, será a IE que poderá evitar que sejamos meros fantoches da IA? Reiteramos: sim!!!
Afinal, como desenvolver a Inteligência Emocional?
Nós da LLUM podemos te ajudar. Conheça nossos programas:
Workshop Inteligência Emocional
Resultados Esperados:
Entender e lidar com as minhas emoções e as emoções do outro, desenvolvendo a Inteligência Emocional.
Serão dois dias de trabalho em grupo (16 horas) que farão muita diferença nas relações interpessoais e tomadas de decisões.
Tópicos:
· Componentes da IE – Autoconsciência, Consciência Social, Autogerenciamento e Gerenciamento Social;
· Conhecendo meu nível de maturidade emocional;
· Desenvolvendo a IE.
Workshop Liderança Humanizada
Resultados Esperados:
Desenvolver a Liderança para diferentes contextos, fortalecendo e praticando competências essenciais, para uma Liderança Humanizada.
Tem como base o autoconhecimento e como pilar a inteligência emocional.
Parte do trabalho é individual e outra em grupo (ao todo cerca de 25h).
Tópicos:
· Autoconhecimento: Valores e Crenças
· Inteligência Emocional
· Competências para Liderança Humanizada.
Workshop Liderando a Si Mesmo
Resultados Esperados:
Estabelecer conexão consigo mesmo por meio do autoconhecimento
Atividade individual em cerca de 16h de trabalho.
Tópicos:
· Autoconhecimento: Valores e Crenças
· Desenvolvendo a Inteligência Emocional
Coaching Executivo - com foco no desenvolvimento da Inteligência Emocional
Resultados Esperados:
Obter maior desenvoltura nas suas relações, por meio do aperfeiçoamento da Inteligência Emocional.
Consiste, aproximadamente, em oito sessões de 80 minutos cada, visando o desenvolvimento da competência Inteligência Emocional.
Estes livros também podem apoiá-lo neste aprendizado
Inteligência Emocional 2.0 Você sabe usar a sua? - Travis Bradberry e Jean Greaves (Editora Alta Books), oferece um bom norte para começar a desenvolver sua Inteligência Emocional. Logo no início do livro, você encontra um código que dá acesso online ao Inventário de Inteligência - Emotional Intelligence Appraisal. Além disso, há muitas dicas de como desenvolver as diferentes dimensões da IE, consideradas pelos autores: autoconsciência, autogestão, consciência social, gestão de relacionamentos.
Em Agilidade Emocional (Editora Cultrix), Susan David também sugere um percurso para trabalhar a Inteligência Emocional. “Minha meta com este livro é ajudá-lo a se tornar mais consciente das suas emoções, a aprender a aceitá-las e a fazer as pazes com elas e, então, prosperar, aumentando sua agilidade emocional. Espero ajudá-lo a aceitar até mesmo suas emoções mais difíceis, aumentar a sua capacidade de desfrutar seus relacionamentos, alcançar suas metas e viver de forma mais plena possível”, escreveu a autora (pag. 14 -capítulo 1: Da rigidez à agilidade).
Susan propõe quatro movimentos:
- Olhar de frente;
- Afastar-se;
- Ser coerente com seus motivos;
- Seguir em frente.
Cada um destes movimentos é trabalhado por Susan em um capítulo. Ao final de cada capítulo, existem dicas para o desenvolvimento dos comportamentos propostos.
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