Destacado entre os livros mais vendidos na atualidade, 21 Lições para o século 21, do historiador israelense Yuval Noah Harari, considerado o “pensador do momento”, traz reflexões valiosas e bem fundamentadas. Para a Companhia das Letras, editora que distribui a obra no Brasil, o recente livro de Harari “explora o presente e nos conduz por uma fascinante jornada pelos assuntos prementes da atualidade”. A LLUM se baseou em algumas das 21 lições para tecer seu recente artigo, publicado no blog, “E as pessoas como ficam?” E, aqui, comentamos alguns dos assuntos emergentes, abordados por Harari:
» “Não temos ideia como será o mercado de trabalho em 2050”.
Até porque muitos tipos de trabalhos não serão mais requeridos, enquanto muitos outros estão sendo criados.
» “No século XXI, o desafio apresentado ao gênero humano pela tecnologia da informação e pela biotecnologia é indubitavelmente muito maior do que os desafios de épocas anteriores...”
E somos nós, seres humanos como um todo, que teremos que encontrar caminhos que não nos levem à autodestruição, mas sim ao nosso crescimento e melhoria.
» “E como podemos nos preparar e a nossos filhos para um mundo repleto de transformações sem precedentes e de incertezas tão radicais?”
Certamente, não será com mais informação nem conhecimento técnico mas, principalmente, por meio da capacidade de criar e compartilhar propósito, de analisar e visualizar o futuro, além de incentivar o autoconhecimento e a busca por um sentido para o ser humano.
A boa notícia é que há inúmeras ferramentas para se atingir um caminho individual sem deixar de considerar o outro e o coletivo. Nosso desafio é escolher a ferramenta certa e não nos perdermos em “distrações” tão à mão neste nosso mundo “impregnado” de redes sociais, estímulos supérfluos e ideias fúteis.
O processo de coaching pode ser pensado como uma destas ferramentas, ao estimular o aprofundamento em si mesmo e a busca pelo essencial.
Dê um LLUM em sua vida!
Comments